Pelo quarto ano consecutivo, o Paraná foi classificado como o terceiro estado mais competitivo do Brasil, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado nesta quarta-feira (27).
O estudo, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), destaca a consistência das políticas públicas paranaenses, com avanços significativos em áreas como educação, inovação e solidez fiscal.
Destaques do Estado
O Paraná apresentou uma evolução notável no pilar da educação, subindo do 5º para o 4º lugar nacional, impulsionado pela liderança no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Outros pontos fortes foram a vice-liderança em sustentabilidade ambiental, com destaque para a transparência no combate ao desmatamento, e a 3ª posição em eficiência da máquina pública.
O estado também se destacou no capital humano (4º lugar), que avalia o mercado de trabalho, e na sustentabilidade social (5º lugar), que engloba indicadores de saúde e desigualdade. “O Paraná mais uma vez se destacou, como tem acontecido nos últimos anos. O Estado tem sido exemplo para o Brasil”, afirmou o secretário de Administração e da Previdência, Luizão Goulart.
Cidades paranaenses em destaque
O relatório também avaliou os municípios, e Curitiba passou a integrar o grupo das cinco cidades mais competitivas do Brasil, com avanços em economia e sociedade. Maringá aparece em 7º lugar no ranking geral. Outras cidades paranaenses no top 100 incluem Londrina (39º), Paranavaí (40º), Cascavel (70º) e Toledo (92º).
Em pilares específicos, Londrina assumiu a liderança nacional em funcionamento da máquina pública, enquanto Paranavaí e Pato Branco ficaram em 2º e 3º lugar, respectivamente, no pilar da educação em todo o Brasil.