A cidade de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, foi atingida pela passagem de um tornado no início da noite deste sábado (10).
O fenômeno provocou destelhamento de casas, queda de árvores, danos à rede elétrica e deixou moradores desalojados, além de duas pessoas com ferimentos leves.
De acordo com avaliação do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná, os ventos chegaram a 180 quilômetros por hora, o que classifica o evento como um tornado de categoria F2 na escala Fujita, que vai até o nível 5.
Bairro mais afetado e impactos
A região mais atingida foi o bairro Guatupê, onde cerca de 350 residências tiveram os telhados destruídos pelos ventos, conforme informações da Defesa Civil. Ao todo, aproximadamente 1,2 mil pessoas foram impactadas pelo tornado. Duas famílias ficaram desalojadas e precisaram ser abrigadas por parentes.
Além dos destelhamentos, os ventos derrubaram árvores, portões e postes, provocaram a destruição de um galpão e causaram o desligamento de semáforos em diferentes pontos da cidade, afetando também o fornecimento de energia elétrica.
Ações de apoio e atendimento
A prefeita Nina Singer anunciou ainda na noite de sábado a montagem de um ponto de apoio na subprefeitura do Guatupê.
No local, foram disponibilizadas lonas para a proteção provisória das casas que sofreram danos estruturais.
A Defesa Civil encaminhou para o município 2,6 mil telhas, que serão utilizadas para auxiliar as famílias atingidas na reconstrução de suas residências.

















