A Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu realizou mais de 800 mil atendimentos na Atenção Primária em Saúde nos primeiros oito meses de 2025.
Os números, apresentados em um balanço nesta terça-feira (26), também destacam a redução nas filas de espera por consultas especializadas e a expansão da rede física com o planejamento e a execução de cinco novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Atenção primária e especializada
De acordo com os dados, as equipes de Saúde da Família, Saúde Bucal e Agentes Comunitários atenderam cerca de 200 mil moradores diferentes, realizando quase 170 mil consultas médicas e aplicando mais de 190 mil doses de vacinas.
Na atenção especializada, a secretaria conseguiu reduzir as filas para áreas como oftalmologia e neurologia, com um tempo médio de espera de 30 a 60 dias. Para cirurgias de hérnia, vesícula e catarata, a fila média é de 45 dias.
Expansão da rede e vigilância
O balanço enfatizou a expansão da infraestrutura de saúde, financiada com recursos estaduais e federais. Estão em fase de planejamento ou execução cinco novas UBSs (1º de Maio, Três Bandeiras, Jardim Central, Bubas e Parque Presidente), além de um Ambulatório Médico Especializado e uma Policlínica.
A estrutura do Centro Integrado de Saúde (CIS) também foi duplicada, o que permitirá dobrar a capacidade de cirurgias eletivas, de 600 para mais de 1.200 por mês.
Na área de vigilância, o destaque foi a implantação do projeto Wolbachia para o combate à dengue, que já cobriu 50% do território urbano. Outro marco foi a convocação simultânea de 70 profissionais de enfermagem para reforçar as equipes da rede.