A Fundação Cultural de Foz do Iguaçu inicia nesta quarta-feira (23) as inscrições para a seleção de projetos culturais que serão financiados pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com recursos do Ministério da Cultura.
O edital disponibiliza R$ 250 mil para até cinco iniciativas, cada uma podendo receber até R$ 50 mil. As inscrições estão abertas até 11 de maio e devem ser realizadas por agentes culturais, com projetos que tenham ao menos dois anos de histórico na cidade.
Critérios e Objetivos do Edital
Podem participar agentes culturais — como artistas, músicos, escritores, cineastas e produtores —, sejam pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos, que atuem em áreas como artes visuais, teatro, dança, música, literatura, cinema, audiovisual, cultura popular e tradicional, entre outras.
Cada proponente pode inscrever até dois projetos, mas apenas um será contemplado. Uma comissão de pareceristas externos avaliará as iniciativas, priorizando aquelas com histórico de pelo menos dois anos.
“Queremos projetos já integrados à comunidade, que contribuam para a descentralização e a democratização do acesso à cultura em Foz”, explicou o diretor presidente da Fundação Cultural, Dalmont Benites.
Como Participar e Impactos Esperados
Os interessados podem acessar o formulário de inscrição, o cronograma e as orientações do edital na edição do Diário Oficial do Município publicada nesta terça-feira (22), disponível (AQUI).
A iniciativa busca promover o acesso da população a produções culturais de qualidade, fortalecendo a cena cultural local e incentivando a diversidade artística.