O vereador Dr. Ranieri Marchioro protocolou, nesta terça-feira (22), um requerimento na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu cobrando informações da prefeitura sobre a ausência de atendimento odontológico na Unidade Móvel “Unidade Campestre”.
O documento (Requerimento nº 512/2025) questiona os motivos da interrupção do serviço, essencial para a população da zona rural do município.
O problema na área rural
Na justificativa do requerimento, o parlamentar aponta uma contradição: embora a prefeitura tenha divulgado a retomada dos atendimentos da unidade móvel em julho de 2024, moradores da região relatam que o serviço odontológico não está sendo oferecido.
A ausência do profissional, segundo o vereador, compromete a saúde básica e agrava as desigualdades no acesso aos cuidados para a população do interior.
Questionamentos enviados ao executivo
O documento solicita que o prefeito Joaquim Silva e Luna esclareça, dentro do prazo legal, se há um profissional odontólogo lotado na unidade, os motivos para a eventual ausência e se existe previsão para a contratação ou designação de um substituto.
O requerimento também pede que a prefeitura apresente seu planejamento para garantir a continuidade dos atendimentos odontológicos em áreas de difícil acesso no município.