A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) irá reforçar suas operações em Foz do Iguaçu ao longo dos próximos meses, com ações programadas para ocorrer em dias alternados.
O trabalho, que se concentra na verificação de alvarás e no combate a irregularidades e à perturbação do sossego, já resultou na interdição de dois estabelecimentos e na aplicação de cinco multas no último fim de semana.
Balanço das operações
No último fim de semana, a equipe da AIFU vistoriou 11 estabelecimentos comerciais em diversas regiões da cidade, como Três Lagoas, Centro e Porto Meira. De acordo com o diretor de Fiscalização da Secretaria de Finanças, Arceli Pedrozo de Oliveira, ao longo de 2025, a AIFU já inspecionou 44 empresas, o que resultou em 12 autos de infração e duas interdições.
Como funciona a AIFU
As operações são realizadas sem aviso prévio e contam com a atuação conjunta de diversos órgãos, como as secretarias municipais, as polícias Militar e Civil, a Guarda Municipal e a Vigilância Sanitária.
As ações são direcionadas prioritariamente para as regiões que registram maiores índices de violência ou perturbação do sossego. “O êxito da AIFU também depende do apoio da sociedade e comerciantes que, ao manterem suas atividades regularizadas, contribuem para reforçar a segurança”, ressaltou Arceli.