O Paraná entrou em alerta vermelho a partir desta segunda-feira (8) devido à previsão de ventos intensos que podem superar 100 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A condição extrema está associada à formação de um ciclone extratropical combinado com uma frente fria, fenômenos que devem atuar entre segunda (8) e terça-feira (9) no Paraguai, nordeste argentino e Sul do Brasil.
Instabilidade se estende até quinta-feira
De acordo com a Climatempo, os efeitos do sistema devem avançar pelo centro-sul do país até quinta-feira (11).
A interação entre o ciclone e a frente fria favorece a formação de áreas extensas de instabilidade, resultando em nuvens densas, chuva forte em curtos períodos, descargas elétricas e rajadas de vento que podem atingir vários estados do Sul, além de parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste.
Na Grande Curitiba, o tempo permanece instável ao longo da terça-feira (9), mas o maior risco de ventania está previsto para quarta (10).
Alertas e riscos previstos
O Inmet publicou alertas de três níveis:
- amarelo, para tempestades com ventos de até 100 km/h;
- laranja, para ventos costeiros;
- vermelho, indicando ventos que podem ultrapassar 100 km/h e risco elevado de danos.
Também há possibilidade de chuva acima de 100 milímetros por dia, queda de granizo, corte de energia elétrica, danos em edificações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
As regiões em alerta vermelho são: Centro Ocidental, Noroeste, Sudoeste, Oeste, Sudeste, Norte Central, Centro-Sul e Centro Oriental.
Orientações de segurança
Diante da possibilidade de enxurradas, recomendam-se cuidados como proteger documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
Em situações de grande perigo confirmado, a orientação é buscar abrigo imediatamente e evitar permanecer ao ar livre.

















