O Diário das Águas recebeu denúncias relatando supostas tentativas de influência indevida no processo de análise da nova Matriz Curricular da rede municipal de ensino.
De acordo com as informações encaminhadas à redação, conselheiros do Conselho Municipal de Educação (CME) teriam recebido contatos telefônicos de pessoas que se identificaram como representantes ou interlocutores ligados à Secretaria Municipal de Educação (SMED).
Segundo o relato, durante essas ligações teria sido solicitado que os conselheiros votassem favoravelmente à aprovação da nova matriz curricular.
Ainda conforme a denúncia, teriam sido mencionadas possíveis ofertas de cargos na sede da própria Secretaria Municipal de Educação como contrapartida pelo apoio à proposta.
As informações foram repassadas ao Diário das Águas sob condição de anonimato, e, até o momento, não há confirmação oficial sobre a autoria ou veracidade das abordagens relatadas.
Contexto do momento
As denúncias surgem em meio a um ambiente de forte tensão institucional envolvendo a proposta de alteração da matriz curricular para o ano letivo de 2026.
Após o Conselho Municipal de Educação rejeitar, em reunião anterior, o pedido de tramitação em regime de urgência da matéria, a Secretaria Municipal de Educação passou a defender a necessidade de uma reapreciação imediata, alegando riscos administrativos, pedagógicos e financeiros para o Município.
Atualmente, o Conselho Municipal de Educação encontra-se reunido para deliberar novamente sobre o pedido de urgência relacionado à proposta, etapa que antecede qualquer análise de mérito do conteúdo da nova matriz curricular.
A reunião ocorre em um contexto de crescente mobilização da comunidade escolar, manifestações de profissionais da educação e questionamentos públicos sobre a condução do processo e o respeito às instâncias colegiadas do sistema municipal de ensino.
O Diário das Águas acompanha o desenrolar do caso e informa que entrou em contato com as diretorias dos órgãos envolvidos em busca de esclarecimentos.
O portal seguirá aberto à publicação de posicionamentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação, do Conselho Municipal de Educação e de outros citados, assegurando espaço para manifestação e observando os princípios do contraditório, da transparência e do interesse público.















