A partir desta segunda-feira (27), Foz do Iguaçu passa a contar com um novo voo direto para Brasília, operado pela Latam Airlines Brasil.
A rota foi anunciada oficialmente pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, durante reunião no Palácio Iguaçu com o diretor de Assuntos Públicos da companhia, Eduardo Macedo, e integra o plano de expansão do transporte aéreo no Estado.
Frequência e horários
Os voos partem diariamente do Aeroporto Internacional das Cataratas, às 17h15, com duração aproximada de duas horas.
No sentido inverso, as decolagens ocorrem às 8h25, a partir do Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília.
A operação utiliza aeronaves Airbus A320 e A321, com capacidade entre 174 e 216 passageiros, incluindo assentos na categoria Premium Economy.
Expansão das rotas aéreas
O novo trajeto é o segundo inaugurado nesta semana a partir de Foz do Iguaçu. No domingo (26), a Azul Linhas Aéreas iniciou voos diretos para o Aeroporto de Congonhas (SP), com duas frequências diárias em cada trecho.
Atualmente, a Latam opera cerca de 260 voos semanais no Paraná, conectando cidades como Curitiba, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu a diferentes capitais brasileiras, além de rotas internacionais entre Curitiba e Lima (Peru) e Curitiba e Santiago (Chile).
De acordo com a companhia, a malha aérea da Latam alcança 55 aeroportos nacionais e 90 destinos internacionais, com expansão de 10 mil novos assentos semanais no mercado doméstico em 2025.
Turismo em crescimento
A ampliação da conectividade reforça o papel de Foz do Iguaçu como destino estratégico para o turismo nacional e internacional.
Até o início de setembro, os principais atrativos da cidade — como o Parque Nacional do Iguaçu, o Parque das Aves e a Itaipu Binacional — já haviam recebido 3,3 milhões de visitantes.
O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, recebeu 1.321.416 visitantes entre janeiro e agosto de 2025, número 10,81% superior ao mesmo período de 2024.
Já o Parque das Aves registrou 579.020 turistas, aumento de 12,2% em relação ao ano anterior.
Além do turismo ecológico, o município se destaca pelo turismo de negócios e pela futura instalação do Centre Pompidou Paraná, primeira filial do renomado museu francês no Hemisfério Sul.
O investimento, de R$ 250 milhões (duzentos e cinquenta milhões de reais), será aplicado pelo Governo do Estado em um espaço próximo ao Aeroporto das Cataratas, promovendo a integração entre arte, cultura e natureza na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.

















