A primavera segue instável no Paraná, e o clima volta a preocupar neste fim de semana.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), após as fortes chuvas registradas na quinta-feira (16), a intensificação de um sistema de baixa pressão traz novos temporais nesta sexta (17), seguidos pela chegada de uma frente fria no sábado (18).
Na quinta, rajadas de vento ultrapassaram os 110 km/h em Cascavel e 103 km/h em Nova Tebas, além de ventos acima de 50 km/h em pelo menos 20 estações meteorológicas do Estado.
Os maiores volumes de chuva foram registrados em Guaíra (29 mm), Laranjeiras do Sul (27,2 mm) e Dois Vizinhos (23,6 mm).
Chuvas e ventos fortes nesta sexta
Segundo o meteorologista Paulo Barbieri, do Simepar, o sistema que provocou os temporais volta a se intensificar nesta sexta, gerando novas áreas de instabilidade.
“Há previsão para pancadas de chuva com muitas descargas elétricas e ventos fortes ainda pela manhã no Oeste e Sudoeste. As áreas de instabilidade avançam para as demais regiões ao longo do dia, com possibilidade de temporais localizados”, explica Barbieri.
As temperaturas ficam mais amenas no Oeste e Sul, com máximas de até 24°C, enquanto no Norte os termômetros podem chegar a 34°C. Na Região Metropolitana de Curitiba, a tarde deve registrar cerca de 25°C.
Sábado de chuva e domingo de sol
Entre a noite de sexta e a madrugada de sábado (18), a frente fria avança pelo oceano, provocando pancadas de chuva em todas as regiões e rajadas de vento fortes. No Litoral, as rajadas podem atingir 70 km/h, devido à interação entre sistemas de baixa e alta pressão.
No sábado, as temperaturas não devem passar dos 25°C em todo o Estado. Já no domingo (19), o tempo volta a ficar estável, com sol predominando no Oeste e Sudoeste. No Norte e Leste, ainda haverá nebulosidade e chuvas fracas, com máximas em torno de 26°C.
Monitoramento permanente
O Simepar mantém 120 estações hidrometeorológicas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas para monitorar condições climáticas em tempo real. As informações auxiliam órgãos como a Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em ações de prevenção e resposta a eventos extremos.
Previsões detalhadas para os 399 municípios do Paraná estão disponíveis no site www.simepar.br, com atualizações diárias, dados de chuva, temperatura, umidade e vento por hora.

















