Foz do Iguaçu sediou, nesta quinta-feira (4), o lançamento do programa “Agora Tem Especialistas”, uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com o Estado e o município, para reduzir as filas e ampliar o acesso a atendimentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento reuniu representantes do Ministério da Saúde e gestores de toda a macrorregião oeste do Paraná.
Estratégias e inovações
O programa, instituído por Medida Provisória, prevê a realização de mutirões, ampliação de turnos e o fortalecimento da telessaúde, com potencial para reduzir as filas de espera em até 30%.
A iniciativa também permitirá o credenciamento de hospitais filantrópicos e privados para atender pelo SUS e criará novos mecanismos de financiamento, como a conversão de dívidas tributárias em serviços de saúde para a população.
Adesão de Foz do Iguaçu
O secretário de Saúde de Foz do Iguaçu, Fabio de Mello, afirmou que o município já iniciou o processo de adesão ao programa e está em fase de licitação para credenciar novas empresas, começando pela área de oftalmologia.
Ele destacou que a cidade já conseguiu reduzir em quase 50% a espera em especialidades como ginecologia e neurologia. “Com o apoio do Estado e do Governo Federal, poderemos ampliar ainda mais a oferta de serviços”, disse Mello.
Demanda Pós-Pandemia
Representando o Ministério da Saúde, Rodrigo Oliveira, diretor da Secretaria de Atenção Especializada, explicou que a pandemia de Covid-19 agravou a espera por cirurgias eletivas, gerando uma demanda reprimida de mais de 20 milhões de procedimentos no país.
“O programa Agora Tem Especialistas foi pensado justamente para dar respostas rápidas a essa demanda”, afirmou, ressaltando que o sucesso da iniciativa depende dos gestores locais, que conhecem a realidade de cada região.