A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), fez um apelo à população para a doação urgente de sangue dos tipos O+ e O-.
A unidade de Foz do Iguaçu está na lista das que necessitam de reposição nos estoques para continuar atendendo à demanda de 384 hospitais em todo o estado.
A necessidade e o impacto da doação
“A doação de sangue é um ato de solidariedade que salva vidas. Historicamente, com a baixa nas temperaturas, as doações costumam diminuir, mas a demanda por sangue permanece”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Segundo a diretora do Hemepar, Vívian Patrícia Raksa, o estoque adequado é fundamental para o funcionamento dos hospitais, que dependem da Hemorrede para 95,6% dos leitos do SUS no Paraná.
Cada doação, que leva em média 450 ml de sangue, pode ser fracionada em até quatro hemocomponentes, ajudando a salvar até quatro vidas.
Como e quem pode doar
Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado e alimentado, e apresentar um documento oficial com foto.
O Hemepar recomenda que a doação seja agendada previamente pelo site da Sesa para maior conforto do doador. A unidade de Foz do Iguaçu está localizada na Avenida Gramado, 364, na Vila A.