A Prefeitura de Foz do Iguaçu deu início, nesta segunda-feira (1º), à campanha Setembro Amarelo 2025, focada na prevenção ao suicídio e na promoção da saúde mental.
O evento de lançamento aconteceu no auditório da UDC Faculdades e contou com a presença de autoridades, incluindo o prefeito General Silva e Luna e o secretário de Saúde, Fabio de Mello.
A meta, segundo a prefeitura, é transformar a iniciativa em uma política pública permanente, com ações distribuídas ao longo de todo o ano.
Programação e Dia D
Embora as primeiras atividades de capacitação para profissionais tenham começado em 28 de agosto, o ponto alto da campanha será o “Dia D”, em 10 de setembro. Para esta data, estão programadas diversas ações, entre elas:
- Atividades em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), UPAs, CAPS e no Centro de Especialidades Médicas (CEM).
- Uma blitz educativa no Terminal de Transporte Urbano (TTU).
- Ações trinacionais nas aduanas do Paraguai e da Argentina.
- Rodas de conversa em escolas estaduais e com equipes pedagógicas.
- Palestras para trabalhadores de diversos setores e atividades com as forças de segurança.
Abrangência e Parceiros
A mobilização se estenderá a equipamentos das secretarias da Mulher e da Assistência Social, universidades e grupos comunitários.
A campanha é realizada por meio de uma ampla rede de parceiros, que inclui órgãos públicos como as secretarias da Mulher e da Assistência Social, o Centro de Valorização da Vida (CVV), universidades e diversas entidades conveniadas da sociedade civil.