Estudantes da rede pública estadual do Paraná poderão concorrer a quase 4 mil vagas em 1,3 mil cursos de Ensino Superior por meio do programa Aprova Paraná Universidades. A iniciativa, do Governo do Estado, garante a reserva de 20% das vagas nas sete universidades estaduais para esses alunos, utilizando como critério a nota obtida na Prova Paraná Mais.
Como funciona a seleção
Para participar do programa, os estudantes da 3ª ou 4ª série do Ensino Médio da rede estadual devem realizar a Prova Paraná Mais, que está marcada para os dias 12 e 13 de novembro.
O período de inscrições para a escolha dos cursos universitários deve ter início em janeiro de 2026, quando os candidatos poderão concorrer a vagas em até duas opções de graduação.
Vagas e abrangência
As vagas estão distribuídas entre as sete instituições de ensino superior do estado: UEL, UEM, UEPG, Unioeste, Unicentro, UENP e Unespar. Lançado em novembro de 2024, o Aprova Paraná Universidades é uma parceria entre as secretarias da Educação e do Ensino Superior e as universidades.
Em sua primeira edição, o programa recebeu quase 30 mil inscrições e garantiu o ingresso de pelo menos 1,6 mil alunos em diferentes cursos.
A Prova Paraná Mais, porta de entrada para o programa, é uma avaliação em larga escala que será aplicada em 2025 para quase 600 mil estudantes das redes estadual e municipais em todo o estado.