Foi apresentado na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, nesta segunda-feira (1º), o Projeto de Lei nº 187/2025, que propõe a criação do programa “Universidade Constrói Foz”.
A iniciativa, de autoria do vereador Soldado Fruet, tem como objetivo incentivar a colaboração de estudantes de graduação em projetos de interesse público para o desenvolvimento urbano, social e ambiental da cidade.
Objetivos e áreas de atuação
O programa busca criar uma ponte entre o conhecimento acadêmico e as demandas do município. Entre os seus objetivos estão o apoio à gestão municipal com projetos técnicos inovadores e de baixo custo e a oportunidade para que os estudantes ganhem vivência profissional.
As áreas de atuação prioritárias incluem o desenvolvimento de projetos arquitetônicos para equipamentos públicos como escolas e praças, planejamento urbano, mobilidade e sustentabilidade ambiental.
Parceria e contrapartida
A proposta prevê que o Município firme parcerias com instituições de ensino superior (IES) para a avaliação e supervisão dos trabalhos apresentados.
A responsabilidade técnica pelas soluções propostas será da universidade conveniada, por meio de professores-orientadores.
Como incentivo, os estudantes participantes receberão horas complementares, que serão reconhecidas pelas suas instituições de ensino. O projeto de lei deixa claro que a participação no programa não gera vínculo empregatício ou de estágio remunerado com a prefeitura.
Justificativa do Projeto
Na justificativa da proposta, o vereador destaca que Foz do Iguaçu possui importantes universidades, como a UNILA e a UNIOESTE, e uma crescente demanda por infraestrutura urbana.
O programa criaria uma ponte estratégica entre essas instituições e o poder público, permitindo que o município receba estudos e projetos inovadores com otimização de custos , enquanto os estudantes aplicam seus conhecimentos em desafios reais e fortalecem seus portfólios.