Com a desistência de clubes como Paraná Clube, Toledo, Iguaçu, Laranja Mecânica, PSTC, Paranavaí e do atual campeão da divisão de acesso, o Galo Maringá, a Copa Paraná ficou definida com 10 participantes, sendo 5 equipes da primeira divisão e 5 da divisão de acesso.
Confira abaixo os clubes participantes.
A competição terá transmissão do canal FPF e do Portal Turismo Paraná. Os clubes serão divididos em dois grupos de cinco (A e B), jogando em turno único, dentro dos seus respectivos grupos.
- GRUPO A: Athletico, Cianorte, Cascavel, Nacional e Batel.
- GRUPO B: Coritiba, Azuriz, Rio Branco, Foz do Iguaçu e Patriotas.
Classificam-se para a próxima fase os quatro primeiros colocados de cada grupo.
A competição contará com quartas de final (ida e volta), semifinais (ida e volta) e duas partidas finais, totalizando 54 jogos em 11 rodadas.
A competição provavelmente dará vaga ao campeão na Copa do Brasil de 2026, só depende da confirmação da CBF.
O pontapé inicial está programado para o dia 13/09, indo até 6 de dezembro. A última edição foi em 2019. Agora, com o retorno do campeonato, será a 11ª edição.
A primeira foi em 1998, com o Athletico Paranaense sendo o primeiro campeão.
Fórmula de disputa
Os 10 clubes serão divididos em dois grupos de cinco (A e B), jogando em turno único dentro dos seus respectivos grupos. A tabela será conhecida nos próximos dias.
“Nosso objetivo, ao criar a Taça FPF, foi o de dar mais calendário para os nossos clubes, além de emprego para os jogadores e oportunidades para todos que se beneficiam do universo do futebol. A vaga na Copa do Brasil, se confirmada, apenas coroa essa nova competição, que tem tudo para ser um sucesso”, afirma Hélio Cury Filho, presidente da FPF.
Via: Federação Paranaense de Futebol.