A população de Santa Terezinha de Itaipu passa a contar, a partir deste mês, com os serviços de assessoria jurídica gratuita do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Unioeste, campus Foz do Iguaçu.
A instalação do espaço, localizado no Jardim Santa Mônica, foi viabilizada por meio de uma parceria entre a universidade, a Prefeitura Municipal e a Itaipu Binacional.
Atendimento à comunidade e parceria
O atendimento é realizado por uma equipe composta por dois advogados e duas acadêmicas bolsistas, que oferecem orientação e conduzem os processos jurídicos para a população em situação de vulnerabilidade.
A parceria foi estruturada com a prefeitura cedendo o espaço físico e a Itaipu Binacional renovando o convênio que mantém o núcleo.
Para a coordenadora da Procuradoria do Município, Daiana Oliveira Coutinho, a iniciativa “vem para somar e facilitar o nosso serviço”, uma vez que a prefeitura não possui competência para esse tipo de atendimento.
Os interessados devem agendar o atendimento previamente pelo WhatsApp, no número 45 9135-5747.
Experiência prática para estudantes
O projeto também funciona como um importante campo de formação para os estudantes de Direito. A acadêmica Patrícia da Silva Mota, residente em Santa Terezinha, comemorou a oportunidade.
“Fiquei muito feliz com a chegada do NPJ em Santa Terezinha porque, para mim, a prática jurídica é essencial. […] Esse Núcleo vai me permitir aliar a teoria à prática, sem precisar me deslocar até Foz para estágios”, destacou.