O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi alvo de uma operação de busca e apreensão da Polícia Federal, nesta sexta-feira (18), em sua residência e na sede do PL em Brasília.
A decisão, do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), também impôs uma série de medidas cautelares contra o ex-presidente, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de usar redes sociais.
A operação foi motivada pela suposta articulação de sanções contra o Brasil nos Estados Unidos, liderada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
As medidas cautelares e a motivação
Além da tornozeleira e da restrição às redes sociais, as medidas impostas por Moraes incluem recolhimento noturno, das 19h às 7h, e a proibição de manter contato com diplomatas estrangeiros e outros aliados que são investigados.
Segundo a decisão, a operação está ligada à suposta atuação de Eduardo Bolsonaro junto a autoridades norte-americanas para aplicar sanções ao Brasil, o que teria resultado na imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros por parte de Donald Trump.
O processo corre em sigilo no STF desde 11 de julho.
Reações da defesa e de aliados
A defesa de Jair Bolsonaro, representada pelo advogado Celso Vilardi, recebeu a decisão com “surpresa e indignação”, afirmando que o ex-presidente sempre cumpriu as determinações judiciais.
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, classificou a medida como “desproporcional”, argumentando que Bolsonaro “sempre esteve à disposição das autoridades”.
O deputado Sóstenes Cavalcante criticou a operação, chamando-a de “censura” e “tentativa desesperada de calar quem ainda representa milhões”.
Defesa de Bolsonaro na véspera
Um dia antes da operação, na quinta-feira (17), Bolsonaro se defendeu em uma entrevista coletiva das acusações de tentativa de golpe de Estado, caso em que a Procuradoria-Geral da República pede sua condenação a mais de 40 anos de prisão.
“Eu não tenho que provar que sou inocente. Eles é que têm que provar que sou culpado. Tudo são suposições”, disse o ex-presidente.