O aumento de casos de câncer, historicamente visto como uma doença da terceira idade, vem apresentando uma preocupante mudança: cada vez mais, jovens adultos entre 20 e 40 anos estão recebendo esse diagnóstico.
Estudos recentes, publicados no Lancet Oncology e em relatórios do Global Burden of Disease (GBD), apontam que a incidência de câncer em adultos jovens aumentou de forma consistente nas últimas décadas, especialmente nos tipos de cólon, mama, fígado e estômago.
Fatores como excesso de estimulação inflamatória, com alimentos ultraprocessados e toxinas ambientais, sedentarismo, obesidade, inflamação crônica e alterações do microbioma intestinal parecem estar por trás dessa tendência.
Receber um diagnóstico sombrio como este dá um frio na barriga, só de pensar na quimioterapia e na radioterapia, não é mesmo? Diante disso, cresce a busca por abordagens que não apenas tratem o câncer, mas que também melhorem a qualidade de vida dos pacientes. Uma dessas estratégias é o uso da Vitamina C em altas doses por via intravenosa.
O que dizem as evidências científicas?
A Vitamina C (ácido ascórbico), mesmo quando tomada em doses elevadas por via oral, não atinge níveis terapêuticos no sangue devido à limitação da absorção intestinal. Assim, estudos sérios já evidenciaram que a vitamina C oral não tem efeito no tratamento do câncer.
No entanto, quando aplicada diretamente na veia, em altas doses, atinge concentrações plasmáticas que atuam de forma seletiva contra as células tumorais, sem prejudicar as células normais, e potencializa o efeito da quimio ou radioterapia.
Pesquisas conduzidas em universidades de renome, como a University of Kansas e o National Institutes of Health (NIH), mostram que a Vitamina C em altas doses pode:
- Reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia, como fadiga, náuseas, dor e inclusive letalidade.
- Atuar como pró-oxidante seletivo em células cancerígenas, levando à produção de peróxido de hidrogênio que induz a morte tumoral.
- Proteger células saudáveis por seu efeito antioxidante, reduzindo inflamação e estresse oxidativo.
- Aumentar a sobrevida e a resposta ao tratamento.
- Melhorar a qualidade de vida dos pacientes, proporcionando mais energia, disposição e bem-estar.
Um estudo clínico publicado no Science Translational Medicine (2017) demonstrou que pacientes com câncer de ovário avançado que receberam altas doses de Vitamina C intravenosa em conjunto com a quimioterapia apresentaram menos toxicidade e maior tolerância ao tratamento. Outros ensaios clínicos apontam benefícios semelhantes em câncer de pâncreas e pulmão.
Uma visão funcional e regenerativa
A Vitamina C intravenosa não substitui os tratamentos convencionais, mas pode ser uma aliada poderosa no enfrentamento dessa temível doença. Ao melhorar a tolerância às terapias tradicionais, ela permite que o paciente siga firme no tratamento, com mais qualidade de vida e esperança.
Esse é um exemplo claro da Medicina 3.0 – Funcional e Regenerativa, que busca unir ciência de ponta, terapias seguras e estratégias que respeitam o corpo como um todo, atuando não apenas na doença, mas também no fortalecimento da vida.
Na próxima semana, continuaremos explorando estratégias inovadoras e baseadas em evidência para enfrentar os grandes desafios da saúde atual.
_______________
Referências
MA, Yan; CHAPMAN, Julia; LEVINE, Mark; POLIREDDY, Kishore; DRISKO, Jeanne; CHEN, Qi. High-dose parenteral ascorbate enhanced chemosensitivity of ovarian cancer and reduced toxicity of chemotherapy. Science Translational Medicine, v. 6, n. 222, art. 222ra18, fev. 2014. DOI: 10.1126/scitranslmed.3007154. Disponível em: https://www.science.org/doi/abs/10.1126/scitranslmed.3007154. Acesso em: 27 ago. 2025.
BÖTTGER, Franziska; VALLÉS‑MARTÍ, Andrea; CAHN, Loraine; JIMENEZ, Connie R. High‑dose intravenous vitamin C, a promising multi‑targeting agent in the treatment of cancer. Journal of Experimental & Clinical Cancer Research, [S.l.], v. 40, art. 343, 30 out. 2021. Disponível em: https://jeccr.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13046-021-02134-y. Acesso em: 26 ago. 2025.
BROWN, Jennifer. High‑dose IV vitamin C plus chemotherapy doubles survival in advanced pancreatic cancer. Carver College of Medicine – University of Iowa, 11 nov. 2024. Disponível em: https://medicine.uiowa.edu/news/2024/11/high-dose-iv-vitamin-c-plus-chemotherapy-doubles-survival-advanced-pancreatic-cancer . Acesso em: 25 ago. 2025.