O comércio varejista do Paraná registrou o maior crescimento do Brasil entre os meses de maio e junho de 2025, com uma alta de 2,6% no volume de vendas, enquanto a média nacional apresentou queda de 0,1%.
Os dados, divulgados nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), também colocam o estado na liderança da receita nominal de vendas no mesmo período, com um aumento de 2,5%.
Desempenho anual e semestral
Na comparação de junho de 2025 com o mesmo mês de 2024, o Paraná também se destacou, com o quarto melhor resultado do país em volume de vendas, crescendo 3,2% — bem acima da média brasileira de 0,3%.
No acumulado do primeiro semestre, o crescimento na renda nominal do varejo paranaense foi de 8,2%, superando a média nacional de 7,7%. O resultado foi impulsionado, principalmente, pelo segmento de tecidos, vestuário e calçados, que registrou um aumento de 15,9%.
Comércio varejista ampliado
Considerando o comércio varejista ampliado, que inclui os setores de construção e automóveis, o desempenho do Paraná foi mais que o triplo da média nacional.
O estado teve um aumento de 1,7% no acumulado do ano, enquanto o Brasil ficou em 0,5%. O melhor resultado foi do setor de eletrodomésticos, com um crescimento de 14,2% no primeiro semestre.