O Governo do Paraná entregou nesta quinta-feira (3) os primeiros uniformes escolares que serão distribuídos para 80 mil estudantes do Paraná Integral, programa da Secretaria de Estado da Educação (SEED) que proporciona ensino integral a alunos da rede estadual.
A primeira entrega foi para os 218 estudantes do Colégio Estadual Geraldina da Mota, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba.
Cada estudante receberá um kit com 10 peças: 3 camisetas manga curta, 2 camisetas manga longa, 1 bermuda, 2 calças de agasalho, 1 jaqueta de agasalho, e 1 blusa de moletom.
Ao todo, serão entregues até o mês de agosto 80 mil kits nas 412 instituições que fazem parte do programa. O investimento é de mais de R$ 27 milhões.
PARANÁ INTEGRAL – Com o objetivo de proporcionar aos alunos da rede de ensino estadual uma educação ainda mais abrangente, o Paraná Integral oferta o ensino integral em 412 escolas em todo o Estado.
Enquanto no ensino regular os estudantes assistem a cinco aulas diárias, totalizando 25 horas semanais (Ensino Fundamental) e seis aulas diárias totalizando 30 horas semanais (Ensino Médio), na educação integral são nove horas diárias e 45 horas semanais.
A duração das aulas é de 50 minutos, com café da manhã, uma hora de almoço, dois lanches (nos intervalos de 15 minutos) e lanche da saída. No total, os alunos fazem cinco refeições na escola.
O programa Paraná Integral ganhou força nessa gestão com a sanção da Lei Estadual 21.658/2023. Ela institui as políticas públicas voltadas à educação em tempo integral em instituições de ensino da rede pública estadual.
O programa disciplina a carga horária dos docentes, os conteúdos que precisam ser trabalhados e delimita o escopo da atuação, inclusive para a educação especial.
Nos últimos quatro anos, o número de escolas que oferecem educação integral mais que triplicou no Paraná. Em 2019, o Estado contava com 73 unidades atendendo a modalidade. Em dois anos este número cresceu para 92 e, agora, 412 escolas oferecem educação em tempo integral.