Foz do Iguaçu registrou a criação de 23.164 novos empregos formais no primeiro semestre de 2025, um aumento de 9,02% em comparação com as 21.247 contratações do mesmo período de 2024.
Os dados, divulgados nesta semana pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostram um saldo positivo de 1.677 novos postos de trabalho gerados na cidade.
Abertura de empresas impulsiona o mercado
Um dos principais fatores para o crescimento no número de vagas é o aumento de novos empreendimentos no município.
Segundo a Diretoria de Empreendedorismo, Foz do Iguaçu teve a abertura de 5.941 novas empresas no primeiro semestre de 2025, o que representa um crescimento de quase 20% em relação às 4.965 abertas no mesmo período do ano anterior.
Ações para conectar trabalhadores e vagas
A Agência do Trabalhador, que mantém uma média diária de 500 vagas abertas, tem atuado para facilitar as contratações por meio de mutirões de emprego e atendimentos itinerantes nos bairros.
A diretora da agência, Catia Fritzen, destacou também as parcerias com o Senai e o Senac para cursos de capacitação, visando suprir a demanda por mão de obra especializada, especialmente no setor da construção civil.
Perspectiva otimista para o segundo semestre
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Agricultura avaliou os resultados como positivos e projeta um crescimento ainda maior para a segunda metade do ano.
“Considerando que historicamente o segundo semestre representa números ainda melhores de contratação, estimamos um resultado ao final de 2025 superior a 15% de crescimento, em relação a 2024, o que comprova o crescimento econômico da cidade”, ressaltou.