O Paraná iniciou a primeira segunda-feira de setembro com 25.134 vagas de emprego formais abertas por meio das Agências do Trabalhador.
O maior número de oportunidades é para a função de alimentador de linha de produção, com 7.148 postos. Na sequência, aparecem as funções de abatedor, com 1.063 vagas, e operador de caixa, com 971.
Oportunidades em Foz e Região Oeste
Para a regional de Foz do Iguaçu, são ofertadas 2.067 vagas de trabalho, sendo 832 para alimentador de linha de produção e 111 para operador de caixa.
A região Oeste do estado se destaca no quadro geral, com a regional de Cascavel liderando a oferta no Paraná, somando 6.039 vagas, das quais 1.700 são para alimentador de linha de produção e 759 para abatedor.
Panorama Estadual e vagas qualificadas
Outras regiões também apresentam números expressivos, como a Região Metropolitana de Curitiba, com 4.821 oportunidades, e Londrina, com 2.621. “Iniciamos o mês com mais de 25 mil vagas disponíveis, reforçando o compromisso do Governo do Estado em se conectar ao setor produtivo”, destacou o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo.
Para profissionais com formação superior, a plataforma Master Job oferta 59 oportunidades em Curitiba e 10 na Região Metropolitana, em áreas como engenharia, administração e nutrição, além de vagas de estágio.
Cenário positivo do emprego
Os números reforçam o bom momento do mercado de trabalho paranaense. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na semana passada, mostram que o Paraná criou 102,3 mil novos empregos com carteira assinada entre janeiro e julho de 2025, sendo o maior empregador da região Sul.
Conforme o levantamento, 82% dos municípios do estado, ou 327 cidades, tiveram mais contratações do que demissões no período.