O Paraná se manteve entre os estados mais ágeis do Brasil para a abertura de empresas, com um tempo médio de apenas 8 horas em agosto.
O dado, divulgado nesta quarta-feira (3) pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar), é 18 horas mais rápido que a média nacional, que foi de 1 dia e 2 horas (26 horas).
Destaque nacional em agilidade e volume
Embora os estados de Sergipe e Piauí tenham registrado tempos menores, seus volumes de novas empresas foram significativamente inferiores, com 534 e 808 aberturas, respectivamente.
O Paraná, por sua vez, contabilizou 6.626 novos negócios no mês, garantindo o terceiro lugar no ranking nacional também em volume de processos, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.
Em comparação, os estados vizinhos do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, registraram tempos de abertura de mais de 18 horas.
Eficiência e confiança
Segundo o presidente da Jucepar, Marcos Rigoni, a manutenção do tempo em 8 horas demonstra o alinhamento entre a Junta Comercial, prefeituras e órgãos parceiros para reduzir a burocracia.
“Os bons resultados se devem à confiança dos empreendedores no nosso sistema, que comprova ser possível abrir uma empresa em menos de um dia”, afirmou. O tempo de agosto é muito próximo do recorde estadual, batido em julho, com 7 horas e 52 minutos.
Outros indicadores de desempenho
O Paraná também se destacou em outras etapas do processo de abertura. O estado obteve o terceiro melhor tempo médio de registro na Junta Comercial, com 1 hora e 22 minutos, e ficou entre os dez mais rápidos do país em outras consultas de viabilidade, como a de nome e de endereço.