O Paraná apresentou a maior redução do Brasil nos registros de tentativas de homicídio e homicídios dolosos — quando há intenção de matar — no comparativo entre os períodos de janeiro a novembro de 2024 e o mesmo intervalo de 2025.
O número de ocorrências caiu de 2.339 para 1.701, o que representa uma diminuição de 27,28%. As informações constam na plataforma do Ministério da Justiça e Segurança Pública e foram organizadas pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná.
No mesmo recorte temporal, outros estados também registraram queda nesses dois indicadores de criminalidade, como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Goiás, embora com percentuais inferiores aos do Paraná.
Já estados como Rio Grande do Norte, Acre, Tocantins e Maranhão apresentaram aumento no número dessas ocorrências no período analisado.
Fortalecimento das forças de segurança
O secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, atribui os resultados à modernização e à integração das forças de segurança estaduais.
Segundo ele, investimentos contínuos em infraestrutura e tecnologia têm contribuído para a redução consistente da criminalidade e para o aumento da sensação de segurança da população.
Desde 2019, os orçamentos da área de segurança vêm sendo ampliados anualmente, possibilitando a aquisição de equipamentos considerados de referência internacional, como helicópteros, câmeras com inteligência artificial, armas não letais, fuzis, scanners, embarcações e dispositivos para operações noturnas.
Também houve reformulação de carreiras, novas contratações e concursos públicos para todas as forças estaduais, incluindo a Polícia Civil, a Polícia Militar, a Polícia Penal, a Polícia Científica e o Corpo de Bombeiros.
Recordes históricos e liderança nacional
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, os dados consolidados de 2024, considerando o período de janeiro a dezembro, apontaram os menores índices da série histórica iniciada em 2007 para homicídios dolosos, roubos e furtos no Paraná.
Em 2025, entre janeiro e outubro, o estado voltou a registrar novos recordes, com redução de 26% nos homicídios e de 16,5% nos roubos em relação ao mesmo período anterior.
No cenário nacional, o Paraná também liderou o ranking de apreensões de drogas e apresentou a queda mais acentuada de homicídios dolosos nos dez primeiros meses do último ano, com redução de 31,29%, reforçando o desempenho do estado nos indicadores de segurança pública.

















