A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deu início, nesta sexta-feira (1º), à Operação Shamar, uma iniciativa de âmbito nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para combater a violência contra a mulher.
A ação, que se estenderá até 4 de setembro, faz alusão à campanha Agosto Lilás e combinará o reforço no policiamento com atividades de conscientização em todo o estado.
Reforço policial e ações educativas
Durante a operação, a PCPR irá reforçar o efetivo nas Delegacias da Mulher de cinco cidades-polo para agilizar diligências e a execução de mandados judiciais.
Todas as demais unidades policiais do Paraná também foram mobilizadas para atuar de forma coordenada na captura de investigados ou condenados por crimes contra mulheres.
Paralelamente, estão previstas ações educativas, como palestras e panfletagens em escolas e empresas, com foco em adolescentes e homens, para fortalecer a rede de proteção às vítimas.
“A violência contra a mulher é um problema que atinge todas as etnias, religiões, escolaridades e classes sociais”, afirmou a delegada Luciana Novaes, chefe da Divisão de Polícia Especializada da PCPR.
Contexto e resultados anteriores
Este é o terceiro ano consecutivo que a PCPR adere à iniciativa nacional. A operação está alinhada ao programa estadual Mulher Segura, que, em 2024, contribuiu para uma redução de 37,93% no crime de feminicídio nas 20 cidades onde foi implementado, preservando 11 vidas em comparação com o ano anterior.