A Prefeitura de Foz do Iguaçu iniciou neste mês um processo inédito de modernização do Cadastro Imobiliário Municipal.
Por meio de uma solução desenvolvida pela equipe de Tecnologia da Informação da Secretaria de Finanças, as informações sobre a transferência de propriedade de imóveis passam a ser atualizadas de forma automática, graças à integração com o sistema unificado dos Cartórios de Registro de Imóveis de todo o Brasil.
Como funciona a nova tecnologia
O novo sistema está integrado ao Operador Nacional do Registro (ONR), permitindo que a Prefeitura receba, todo mês, os dados das escrituras registradas no período anterior. Isso atualiza de forma imediata os registros de proprietários no sistema municipal.
Antes, esse processo dependia da comunicação manual feita pelo proprietário e podia levar meses para ser concluído.
Na primeira quinzena de julho, 7.222 registros de imóveis já foram atualizados automaticamente, um volume que antes demandaria meses de trabalho manual.
O primeiro grande carregamento de dados contemplou o período de junho de 2024 a junho de 2025.
Benefícios para o cidadão e a gestão pública
Segundo a Secretaria de Finanças, a medida representa um avanço em transparência e eficiência para o município.
Para o cidadão, o sistema significa mais agilidade, segurança e menos burocracia, pois a atualização periódica dispensa a necessidade de o proprietário comunicar a prefeitura sobre a transferência na maioria dos casos.
Ainda assim, como há um intervalo de 45 a 60 dias entre a assinatura da escritura e o processamento final, o cidadão que tiver urgência, como para a emissão de certidões, poderá solicitar a atualização imediata protocolando a matrícula do imóvel na Prefeitura.