O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na quinta-feira, 3 de abril, os primeiros dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2023. O levantamento indica que 49,3% das crianças do 2º ano do ensino fundamental estavam alfabetizadas no Brasil naquele ano, com margem de erro de 2,8%.
Comparação e tendência
Em 2021, segundo o Indicador Criança Alfabetizada, 56,4% dos estudantes do 2º ano não estavam alfabetizados. Comparado a 2019, quando 60,3% das crianças estavam alfabetizadas, o país ainda não recuperou o patamar pré-pandemia. “O resultado do Saeb 2023 confirma tendência de aumento no nível de alfabetização”, afirmou o Inep em nota técnica. O presidente do Inep, Manuel Palacios, destacou uma “lógica ascendente” e previu que 2024 deveria confirmar essa melhora.
Metodologia e limitações
O Saeb 2023 avaliou cerca de 18 mil estudantes da rede pública, de um total de 29 mil, uma amostra menor que os 84 mil de 2019. Palacios explicou que os dados de 2019 e 2023 não são diretamente comparáveis devido a diferenças no tamanho das amostras. A avaliação, realizada por amostragem em todas as 27 unidades da federação, apresentava variações nas margens de erro estaduais: a Bahia registrou a maior, de 21,5 pontos percentuais, enquanto Tocantins teve a menor, de 4,5 pontos.
Atraso na divulgação
Os resultados estavam previstos para agosto de 2024, mas foram divulgados após determinação do ministro da Educação, Camilo Santana. “Estamos publicando hoje para atender uma demanda que é geral e pela determinação do ministro”, disse Palacios. O atraso ocorreu devido ao processo de definição dos padrões de desempenho em língua portuguesa e matemática, que o Inep ainda está elaborando com consultores e gestores. A primeira versão desses padrões será apresentada em 16 de abril, em Fortaleza, para o Nordeste.
Importância e próximos passos
O Saeb, realizado a cada dois anos, é essencial para avaliar a qualidade da educação e orientar políticas públicas. Palacios enfatizou a necessidade de focar na alfabetização na idade certa: “A alfabetização pode e deve ter mais velocidade de alcançar resultados positivos”. Os dados consolidados do Saeb 2023 devem ser divulgados até maio de 2025, após a entrega de relatórios técnicos pelos estados.