A aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) entra nesta semana em sua etapa final no Paraná.
Com 64% das provas já realizadas, a expectativa é de que, até sexta-feira (31), cerca de 215 mil estudantes da rede estadual concluam os exames, que avaliam o desempenho de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio em Língua Portuguesa e Matemática.
Indicadores e metas educacionais
Os resultados do Saeb, somados a indicadores como a frequência escolar, compõem a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) — principal referência de qualidade do ensino no Brasil.
A avaliação, aplicada a cada dois anos, serve de instrumento para identificar avanços e desafios no processo de aprendizagem, auxiliando gestores e professores na formulação de estratégias pedagógicas mais eficazes.
Paraná mantém liderança nacional no Ideb
Desde 2019, o Paraná subiu seis posições no ranking nacional e passou a ocupar o primeiro lugar entre as redes públicas em todos os níveis da educação básica.
No Ensino Médio, o Estado manteve a liderança nacional com nota 4,9, acima da média brasileira (4,3) e à frente de Goiás e Espírito Santo (4,8).
Nos anos finais do Ensino Fundamental, o Paraná subiu da terceira para a primeira colocação, com índice 5,5, consolidando o destaque da rede estadual.
Já nos anos iniciais, cuja gestão é municipal, o Estado também lidera, com nota 6,7, resultado que reflete o impacto de programas de cooperação entre o Governo do Estado e os municípios, como o Educa Juntos, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR).
Engajamento dos estudantes
Para incentivar a participação e o comprometimento dos alunos com a avaliação, a Seed-PR desenvolveu o projeto Estudante Embaixador, que mobiliza representantes do 9º ano e da 3ª série do Ensino Médio nas escolas participantes.
Os estudantes selecionados colaboram na divulgação de informações, reforçam o calendário das provas e estimulam a preparação dos colegas.
“Entre as funções dos estudantes embaixadores estão participar de reuniões de orientação sobre a avaliação, colaborar na divulgação de informações e reforçar junto aos colegas a importância do preparo e do comprometimento com o Saeb”, destacou a secretaria.
Atualmente, cerca de 16 mil estudantes integram a iniciativa em todo o Paraná, fortalecendo a mobilização e o protagonismo estudantil na avaliação.

















