Os atendimentos odontológicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Santa Terezinha de Itaipu passaram por uma reorganização a partir da última terça-feira (29).
A Secretaria Municipal de Saúde alterou o fluxo de agendamentos para agilizar o acesso da população e combater o alto número de faltas nas consultas, que comprometia o serviço.
Novo modelo de atendimento
Pelo novo sistema, os atendimentos no período da manhã funcionarão por demanda livre, com a distribuição de fichas por ordem de chegada para consultas no mesmo dia.
Já o período da tarde será reservado para agendamentos de grupos prioritários, que incluem gestantes, pacientes com diabetes ou hipertensão, idosos, crianças de 0 a 11 anos e pessoas com necessidades especiais. Casos de urgência continuarão sendo atendidos normalmente em todas as unidades.
Horário estendido em agosto
Para acelerar o fluxo e reduzir a demanda reprimida, a secretaria também anunciou um horário estendido de atendimento odontológico durante o mês de agosto.
A medida será implementada nas UBSs dos bairros Santa Mônica, Centro, COHAPAR e Parque dos Estados, com as agendas ampliadas sendo destinadas exclusivamente aos pacientes dos grupos prioritários.