O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) foi selecionado pelo Ministério da Saúde para se tornar fornecedor de duas vacinas para o Sistema Único de Saúde (SUS).
A decisão, divulgada nesta sexta-feira (5) no Diário Oficial da União, habilita o instituto a fornecer vacinas contra a raiva humana e a varicela por meio do Programa de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP).
Transferência de tecnologia
O programa do Ministério da Saúde visa a transferência de tecnologia de laboratórios privados para laboratórios públicos, com o objetivo de nacionalizar a produção de medicamentos considerados estratégicos para o SUS. Nesta parceria, o Tecpar atuará com as empresas Sinovac e Europharma.
O processo de transferência pode durar até dez anos e, ao final, o Ministério da Saúde passa a adquirir o produto diretamente do laboratório público.
Produção em Maringá
Para a futura fabricação das vacinas, o Tecpar está preparando seu novo campus em Maringá, no Noroeste do Estado.
A obra de infraestrutura do Parque Tecnológico Industrial da Saúde na cidade já alcançou cerca de 50% de execução e tem previsão de ser finalizada até 2026.
O plano é construir no local uma unidade de produção para que as vacinas contra raiva e varicela passem a ser fabricadas no Paraná.
Autossuficiência nacional
O diretor-presidente do Tecpar, Eduardo Marafon, comemorou a escolha, afirmando que a decisão reforça o papel do instituto na saúde pública.
“O Tecpar vai apoiar o país com o fornecimento de produtos estratégicos, que, em um futuro próximo, serão totalmente produzidos no Brasil, garantindo a autossuficiência nacional”, disse.