O verão tem sido percebido de forma contrastante no Paraná desde a última segunda-feira (19), como se uma linha imaginária dividisse o Estado ao meio.
Enquanto a metade oeste registra temperaturas típicas da estação, com máximas acima dos 30°C, a metade leste enfrenta um dos janeiros mais frios desde o início das medições do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná, cenário que deve se manter ao longo deste fim de semana.
Na manhã desta sexta-feira (23), foram registradas as menores temperaturas já observadas para o mês de janeiro em duas estações meteorológicas do Estado.
No distrito de Entre Rios, em Guarapuava, os termômetros marcaram 9,9°C, recorde desde o início das medições em 2001. Já em Cornélio Procópio, a mínima chegou a 13,8°C, a mais baixa desde a instalação da estação em 2018.
As temperaturas máximas também ficaram reduzidas, abaixo dos 22°C, em cidades do Leste e Sul, como Curitiba, General Carneiro e Palmas, desde terça-feira (20).
Calor intenso no Oeste do Estado
Em contraste com o cenário do Leste, cidades do Oeste e Noroeste do Paraná enfrentaram calor intenso ao longo da semana. Na quinta-feira (22), Foz do Iguaçu registrou máxima de 33°C.
Municípios como Altônia, Assis Chateaubriand, Capanema, Cruzeiro do Iguaçu, Guaíra, Loanda, Palotina, Santa Helena, São Miguel do Iguaçu e Ubiratã mantiveram temperaturas máximas acima dos 30°C durante toda a semana.
Nessas regiões, as temperaturas mínimas vêm variando entre 14°C e 20°C desde terça-feira (20), reforçando a sensação típica de verão, em contraste com o clima mais ameno observado no Leste do Estado.
Ventos e instabilidade atmosférica
Ainda na quinta-feira (22), a formação de uma pista de ventos entre um sistema de alta pressão localizado na altura do Uruguai e uma área de baixa pressão entre as regiões Sudeste e Sul do Brasil, ambos sobre o oceano, favoreceu a ocorrência de ventos persistentes em diversas regiões do Paraná.
As rajadas chegaram a 60,5 km/h em Joaquim Távora, 55,1 km/h em Santo Antônio da Platina, 52,2 km/h no pico do Marumbi e 51,1 km/h em Cornélio Procópio. No Norte Pioneiro, os ventos mais intensos devem persistir, enquanto nas demais regiões a tendência é de enfraquecimento gradual a partir desta sexta-feira.
Previsão para o fim de semana
Nesta sexta-feira (23), a influência dos ventos oceânicos mantém maior nebulosidade no Leste do Paraná, o que contribui para temperaturas mais amenas e a ocorrência de chuvas fracas e isoladas entre a Serra do Mar e o Litoral. Já na metade oeste do Estado, o tempo segue mais seco e ensolarado.
De acordo com o meteorologista Paulo Barbieri, do Simepar, uma massa de ar seco e frio continua influenciando o tempo no Paraná. Segundo ele, o predomínio do sol deve favorecer a elevação das temperaturas principalmente no Interior, com máximas que podem chegar a 33°C nas regiões Oeste e Noroeste durante a tarde.
No sábado (24), as condições se mantêm semelhantes, com possibilidade de chuvas fracas e isoladas no Leste, principalmente à noite. As temperaturas sobem gradualmente, alcançando cerca de 24°C em Curitiba, 25°C no Litoral e até 34°C no Oeste e Noroeste.
No domingo (25), os termômetros podem atingir 35°C nas regiões Oeste e Noroeste. No Leste, a nebulosidade permanece, com máximas próximas de 26°C em Curitiba e 28°C no Litoral, onde há previsão de aumento das chuvas a partir da tarde.
A próxima semana começa sem grandes mudanças no padrão do tempo. Na segunda-feira (26), o clima segue predominantemente estável em todo o Estado, com nebulosidade variável e chuvas isoladas à tarde apenas na região Leste, especialmente no Litoral, ainda sob influência dos ventos que sopram do oceano.

















