O vice-governador Darci Piana assinou, nesta quarta-feira (6), a portaria nº 562/2025 do Detran-PR, que regulamenta o Sistema de Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave) e desburocratiza a revenda de veículos no estado.
Com a nova medida, os processos de transferência, que antes podiam demorar até três dias, poderão ser finalizados em poucas horas.
Como funciona a nova regra
A principal mudança é que os próprios despachantes passam a ter autonomia para revisar, inserir os documentos necessários e finalizar os processos de transferência diretamente no sistema do Detran-PR.
Isso elimina a necessidade de encaminhar previamente a documentação física à Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).
Apesar da agilidade, a regulamentação mantém a responsabilidade dos estabelecimentos e despachantes, bem como a função fiscalizadora do Detran-PR para garantir a segurança das operações.
Impacto para lojistas e consumidores
Para os estabelecimentos comerciais, a medida representa a redução de custos operacionais e a possibilidade de finalizar vendas imediatamente, mesmo em eventos realizados nos finais de semana.
Para os consumidores, o processo de compra torna-se mais rápido, com a dispensa de reconhecimento de firma e a simplificação no envio de documentos, sendo a segurança jurídica garantida por certificação digital.
Atualmente, 80% dos processos veiculares no Paraná contam com a participação de despachantes.