O sorteio da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026 definiu, nesta sexta-feira (5), no Kennedy Center, em Washington, o caminho inicial das 48 seleções que disputarão o mundial.
Pela primeira vez com esse número de participantes, a competição reunirá 12 grupos com quatro equipes cada, ampliando o formato tradicional.
As seleções foram distribuídas em quatro potes com base no ranking da Fifa, evitando confrontos entre países da mesma confederação, com exceção da Europa, que terá 16 representantes para apenas 12 grupos. Assim, quatro grupos acabaram recebendo duas equipes europeias.
México, Canadá e Estados Unidos, países-sede, já estavam previamente posicionados nos grupos A, B e D.
O sorteio também buscou equilibrar trajetórias de seleções favoritas. Espanha e Argentina, assim como França e Inglaterra, foram alocadas em chaves que impedem confrontos diretos antes da final, caso avancem até lá.
Brasil lidera o Grupo C
A Seleção Brasileira, presente no pote 1 ao lado de México, Canadá, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha, foi sorteada como cabeça de chave do Grupo C. Os adversários do Brasil serão:
- Brasil
- Marrocos
- Escócia
- Haiti
Início da competição
A Copa do Mundo de 2026 será disputada entre 11 de junho e 19 de julho. A abertura ficará por conta do México, que estreia no Estádio Azteca contra uma seleção do pote 3.
Os Estados Unidos jogarão no dia 12, na Califórnia, e o Canadá também entra em campo na mesma data, em Toronto.
Segundo a organização, uma tabela detalhada com datas, horários e estádios será divulgada neste sábado (6).
Sedes distribuídas entre três países
O mundial será realizado em 16 cidades-sede. Os Estados Unidos concentram a maior parte dos jogos, com estádios em Los Angeles, Nova York, Miami, Atlanta e Seattle.
O México contará com partidas na Cidade do México, Guadalajara e Monterrey. Já o Canadá recebe confrontos em Toronto e Vancouver.

















