Autoridades norte-americanas estão examinando possíveis conexões entre um ataque ocorrido na Bourbon Street, em Nova Orleans, e a explosão de um Tesla Cybertruck nas proximidades de um Trump Hotel em Las Vegas. Os dois episódios, registrados poucas horas após o início do novo ano, levantaram preocupações sobre eventuais ligações entre os eventos.
Durante pronunciamento à nação, o presidente Joe Biden ressaltou a gravidade dos acontecimentos e pediu cautela à população.
“A polícia e a comunidade de inteligência estão investigando, incluindo se há alguma possível conexão entre os casos”, afirmou.
Ele destacou que, até o momento, não há evidências conclusivas sobre a relação entre os incidentes.
Esforços em Las Vegas
O xerife Kevin McMahill, do Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas, afirmou em coletiva de imprensa que a explosão do Cybertruck está sendo analisada, incluindo possíveis ligações com grupos extremistas.
“Estamos investigando qualquer conexão com o que ocorreu em Nova Orleans, assim como com outros ataques registrados ao redor do mundo”, disse.
Ele reforçou, no entanto, que “não há nenhuma indicação de envolvimento do ISIS aqui em Las Vegas”.
O FBI declarou que, preliminarmente, considera a explosão do Cybertruck um incidente isolado e que não há risco iminente para o público.
Investigações em andamento
Ambos os veículos envolvidos nos incidentes foram alugados pela plataforma Turo, que permite que proprietários particulares disponibilizem seus carros para locação. As investigações indicam que o motorista do Tesla e o suspeito do ataque em Nova Orleans têm antecedentes de serviço militar, o que está sendo analisado pelas autoridades.
Os detalhes seguem em apuração e mais informações devem ser divulgadas à medida que as investigações avançam.