A carreta oftalmológica do programa federal “Agora Tem Especialistas” começou a atender a população de Foz do Iguaçu nesta sexta-feira (14).
Com a chegada do equipamento, o município passa a integrar a rede nacional de 33 unidades móveis que percorrem o país oferecendo consultas, exames de imagem e cirurgias a pacientes do SUS previamente agendados pela Secretaria Municipal de Saúde.
A iniciativa é realizada em parceria entre o Ministério da Saúde e a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS).
Estrutura especializada e capacidade de atendimento
De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, a unidade instalada em Foz tem capacidade para realizar mil atendimentos mensais e até 2.400 cirurgias durante o período de permanência, estimado em 60 dias.
Depois disso, segue para outros municípios do Paraná.
A carreta é equipada com tecnologia de alta complexidade e possui um centro cirúrgico preparado para procedimentos como cirurgia de catarata, facoemulsificação com implante de lente intraocular, mapeamento de retina, topografia de córnea e ultrassonografia ocular.
Diagnósticos integrados e organização local
Além das cirurgias, o serviço oferece Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs), incluindo diagnósticos em neuro-oftalmologia, avaliações oncológicas e atendimento a casos de estrabismo.
Todo o fluxo funciona de forma integrada com a rede municipal, com agendamentos organizados pela Central de Regulação.
Expansão nacional até 2026
Com investimento federal de R$ 18,9 milhões, o programa prevê ampliar a frota para 150 carretas até 2026, oferecendo atendimento especializado em regiões com maior demanda reprimida.

















