Representantes da Prefeitura de Foz do Iguaçu, do Governo do Estado e do museu francês Centre Pompidou reuniram-se, nesta terça-feira (29), para alinhar as estratégias de implantação de uma unidade da instituição em Foz do Iguaçu.
O projeto, com um investimento estimado em R$ 200 milhões de reais, tem previsão de inauguração para 2027 e visa posicionar a cidade como um polo global de turismo cultural.
Detalhes do projeto e cronograma
O futuro “Centro Pompidou Paraná” será a primeira unidade da renomada instituição francesa no continente americano.
O museu será construído em um terreno cedido pela CCR Aeroportos, ao lado do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, com projeto assinado pelo arquiteto paraguaio Solano Benítez.
O investimento será custeado pelo Governo do Estado, e a licitação para a obra deve ser publicada ainda neste ano.
Cooperação internacional e estratégia
A reunião contou com a presença de secretários municipais, da secretária de estado da Cultura do Paraná, Luciana Casagrande, e de diretoras do Centre Pompidou, incluindo a diretora-geral, Julie Narbey.
O objetivo do encontro foi debater os detalhes operacionais e institucionais para fortalecer a cooperação e garantir que o novo museu atue como uma ferramenta de transformação social e desenvolvimento econômico para a região.