Será lançada, nesta quinta-feira (28), em Foz do Iguaçu, a campanha “Atestado Responsável”, uma iniciativa pioneira que busca prevenir e coibir a violência contra profissionais em hospitais e unidades de saúde.
A ação, resultado de uma parceria entre a Prefeitura, o Conselho Regional de Medicina (CRM-PR) e outros órgãos de saúde, focará na conscientização sobre a emissão de atestados médicos, apontados como um dos principais motivos de conflitos.
O problema dos atestados e a violência
Disputas sobre a concessão ou o prazo de atestados médicos têm sido uma das principais causas de agressões, ameaças e desacatos contra médicos e outros profissionais da saúde.
De acordo com dados do CRM-PR, somente em 2024, foram registrados 531 casos de violência contra médicos no Paraná, número que pode ser ainda maior ao se considerar as demais categorias.
“Os atestados são fornecidos conforme a avaliação médica, de acordo com a necessidade de afastamento”, explica o secretário municipal de Saúde, Fabio de Mello.
Campanha pioneira e ações de conscientização
A campanha prevê a fixação de materiais informativos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município.
O objetivo é deixar claros os direitos e os deveres de pacientes e profissionais no que diz respeito à emissão dos documentos. Foz do Iguaçu é a primeira cidade do estado a implementar a iniciativa e servirá de referência para outros municípios.