O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi autorizado a realizar um processo seletivo simplificado para a contratação de até 9.580 servidores temporários.
A autorização, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (12), visa reforçar as equipes de coleta de informações para as pesquisas do instituto em todo o território nacional.
Do total de vagas, 8.480 serão para a função de agente de pesquisas e mapeamento, e 1.100 para supervisor de coleta e qualidade. Segundo o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, este será “o maior concurso da história do IBGE para trabalhadores temporários”.
O edital de seleção deve ser publicado em até seis meses, e o prazo de duração dos contratos será de um ano, podendo ser prorrogado por até três anos.
De acordo com o Coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros, os novos profissionais são a “linha de frente do IBGE” e irão fortalecer o trabalho nas superintendências estaduais e nas mais de 500 agências do instituto.
“Com essa autorização para novas contratações, vamos fortalecer nosso trabalho em todo o país, […] garantindo que cada dado produzido reflita com fidelidade a vida dos brasileiros”, concluiu.