A Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec irão promover uma série de oficinas de grafite voltadas a jovens de 15 a 24 anos em 434 municípios do Paraná e do sul do Mato Grosso do Sul.
A iniciativa busca levar a expressão artística aos 21 territórios dos Núcleos de Cooperação Socioambiental, alinhando educação, cultura e sustentabilidade às diretrizes do governo federal.
As primeiras atividades serão realizadas no Litoral do Paraná, com início na próxima sexta-feira (30), no CMEI Rosy Mattar da Maia, em Paranaguá, onde 20 jovens participarão da oficina inaugural.
Na sequência, o projeto passará por Matinhos, no dia 5 de fevereiro; Pontal do Paraná, em 6 de fevereiro; Guaratuba, em 8 de fevereiro; Antonina, em 10 de fevereiro; Morretes, em 11 de fevereiro; e Guaraqueçaba, em 13 de fevereiro.
Durante as oficinas, os participantes terão contato com equipamentos e materiais utilizados na grafitagem e aprenderão técnicas básicas da prática artística, como traços, preenchimentos, luz e sombra, detalhes e noções de realismo.
Atuação dos núcleos socioambientais
O diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, afirmou que a oficina de grafite integra um conjunto de ações desenvolvidas pelos Núcleos de Cooperação Socioambiental.
Segundo ele, para esse público também está prevista a realização de oficinas de vídeo com foco no combate à desinformação climática.
De acordo com Verri, as atividades ampliam o envolvimento da juventude nas ações dos núcleos e estimulam a reflexão sobre sustentabilidade, ao mesmo tempo em que permitem que os participantes se reconheçam como autores de uma obra de arte em seus municípios.
As oficinas de grafite fazem parte das iniciativas permanentes dos Núcleos de Cooperação Socioambiental, com o objetivo de promover e valorizar a arte e a cultura nos territórios atendidos, fortalecendo o vínculo entre juventude, identidade local e responsabilidade socioambiental.
Mais informações sobre os territórios e sobre os Núcleos de Cooperação Socioambiental estão disponíveis nos canais oficiais, site e Instagram, do programa.















