A Itaipu Binacional anunciou, nesta quinta-feira (24), em Foz do Iguaçu (PR), a intenção de renovar o convênio “Mais Ideb nos Municípios Lindeiros” por mais um ano, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. Este programa tem como objetivo impulsionar a qualidade do ensino para cerca de 35 mil alunos da rede pública, distribuídos em 16 municípios da região Oeste do Paraná, com a oferta de materiais pedagógicos e capacitação de professores.
O convênio visa, entre outras metas, elevar as notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), promovido pelo Governo Federal, que avalia a qualidade do ensino nas escolas públicas. Alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 das Nações Unidas, “Educação de qualidade”, o projeto reflete o compromisso de Itaipu em colaborar para o desenvolvimento integral dos estudantes e na formação de uma base educacional sólida na região.
A decisão de renovar o convênio foi firmada após uma reunião estratégica que reuniu o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, o diretor de Coordenação, Carlos Carboni, e representantes do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, incluindo o presidente Evandro Grade (Zado) e o vice-presidente Antônio França Benjamin. Além dos diretores e representantes, participaram equipes técnicas e representantes do corpo docente da rede pública.
“Essa reunião mostrou a importância do projeto e nos convenceu a renová-lo por mais um ano. A Itaipu está comprometida com uma educação cidadã, oferecendo às crianças a oportunidade de qualidade de vida e futuro”, afirmou Verri. Para Evandro Grade, o projeto “garante a igualdade de acesso a materiais pedagógicos. Isso não apenas contribui para a elevação do índice de educação, mas também para a formação integral dos alunos”.
O atual convênio, que tem vigência até dezembro, representa um investimento de R$ 24 milhões por parte da Itaipu Binacional. Entre os materiais pedagógicos distribuídos aos alunos de 1º a 5º ano do ensino fundamental estão apostilas de Língua Portuguesa e Matemática da coleção “Aprova Brasil”, da Editora Moderna, e diversas obras literárias da série “Território da Leitura”. Como parte das ações do programa, no dia 5 de novembro será realizado o 1º Fórum do Programa Mais Ideb nos Municípios Lindeiros, em Santa Helena. O evento reunirá professores e equipes pedagógicas das escolas municipais para a apresentação dos resultados parciais do projeto, contando também com uma palestra do professor Albino Szesz Junior, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), intitulada “O poder transformador da tecnologia e da educação”.