O Governo do Paraná oficializou, na última terça-feira (26), sua adesão ao Pacto Nacional de Gestão e Inovação, firmando um compromisso com o programa federal que busca modernizar a administração pública no país.
A assinatura ocorreu durante o XIV Congresso Consad de Gestão Pública, em Brasília, e reforça a cooperação federativa para tornar os serviços públicos mais eficientes e inclusivos.
O Programa Nacional de Gestão e Inovação
Promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o programa oferece gratuitamente aos estados mais de 30 soluções, como sistemas digitais, programas de capacitação e ferramentas de gestão.
O objetivo é reduzir custos, simplificar processos e ampliar o acesso da população a serviços de qualidade. Com a entrada do Paraná, a iniciativa agora conta com a participação de 20 governos estaduais.
A mobilização no Paraná
No âmbito estadual, o Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (Seia), já havia mobilizado os municípios para a assinatura de um “Pacto da Inovação” local.
Mais de 170 prefeituras paranaenses já aderiram ao acordo, que possibilita o avanço em estratégias para fortalecer o ecossistema de inovação e qualificar jovens em áreas como programação e robótica.