O Governo do Estado contratou, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), os cinco lotes do Programa Conexões Seguras, que prevê a avaliação de 201 interseções em rodovias estaduais quanto à necessidade de obras para melhorar a trafegabilidade e a segurança viária.
O investimento total é de R$ 10.633.147,23, com prazo de execução de 24 meses.
Etapas do Programa
O programa será desenvolvido em duas etapas. Na primeira fase, serão realizados estudos técnicos das 201 interseções, com a identificação de pontos críticos de segurança, inclinações acentuadas, geometria inadequada e outros fatores que comprometam a fluidez do tráfego e a segurança viária.
O DER/PR é uma autarquia vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Logística.
Anteprojetos e Soluções Propostas
Na segunda etapa, com base nos dados levantados anteriormente, serão elaborados anteprojetos de engenharia.
As propostas poderão incluir aumento da capacidade de tráfego, implantação de vias marginais e acostamentos, construção de passeios e ciclovias, correção de níveis nas vias de acesso e substituição de interseções em nível por obras de arte especiais, como viadutos e trincheiras.
O resultado das duas etapas dará origem a um banco de anteprojetos, que será utilizado como base para futuras licitações de obras nas rodovias estaduais.
Cada lote do programa corresponde a uma superintendência regional do DER/PR: Leste, Campos Gerais, Norte, Noroeste e Oeste.















