O Paraná foi classificado como o líder nacional em transparência administrativa, segundo um estudo realizado pelo Laboratório de Governo (LabGov) da Universidade de São Paulo (USP).
A análise apontou o portal da transparência paranaense como o melhor entre todos os portais brasileiros, superando os demais estados, as capitais e o governo federal.
Destaques da avaliação
Na avaliação, que considerou 44 critérios, o Paraná atingiu 391 pontos, o equivalente a 95,83% da pontuação máxima possível.
Os pesquisadores da USP destacaram que o portal paranaense possui uma navegação organizada e intuitiva, permitindo ao cidadão localizar informações sobre gastos públicos e investimentos em poucos minutos e com poucos cliques.
O estudo também concluiu que o portal do Paraná é o que mais atende em todo o Brasil aos dados exigidos por lei, utilizando recursos visuais que facilitam a compreensão.
O ranking e a metodologia
Na classificação geral, o Governo do Paraná (391 pontos) ficou à frente da capital Porto Alegre (390 pontos) e de Cuiabá (382 pontos). Entre os estados, Santa Catarina e Ceará ficaram nas posições seguintes, ambos com 380 pontos. O portal do governo federal somou 370 pontos.
Esta é a segunda edição do relatório, que coletou dados de 2023 e 2024. Na primeira edição (2021-2022), o Paraná já havia sido considerado o estado mais transparente, mas conseguiu melhorar sua pontuação nesta nova análise. O monitoramento da inserção de dados no portal é realizado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE).
Outros reconhecimentos
O resultado do estudo da USP atesta outros reconhecimentos recebidos pelo Paraná na área. Por três anos consecutivos, o estado conquistou o Selo Diamante no Programa Nacional de Transparência Pública, concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon).
Além disso, no Ranking de Competitividade dos Estados, o Paraná é líder na transparência de ações de combate ao desmatamento e alcançou a 4ª posição no índice de transparência da máquina pública.