A Prefeitura de Foz do Iguaçu está ampliando o serviço de coleta seletiva na região Norte da cidade, após a entrega de duas novas Unidades de Valorização de Resíduos (UVRs) na Vila C e no Cidade Nova.
A nova estrutura, somada a novos caminhões, já permitiu dobrar a frequência do serviço em diversos bairros, passando de uma para duas vezes por semana.
Melhorias no serviço e engajamento da população
Com o aumento da capacidade de triagem, bairros como a Vila C, Cidade Nova, Porto Belo e parte da Vila A já contam com a coleta ampliada.
Para engajar os moradores, o tradicional jingle da coleta seletiva voltou a ser veiculado pelos caminhões, servindo como um lembrete para a separação e o descarte correto dos materiais.
Os cidadãos podem conferir os dias de coleta em seu bairro por meio do link (AQUI) e relatar problemas pelo aplicativo eOuve ou pelo WhatsApp do programa, no número (45) 3308-2163.
Impacto ambiental e social
O programa de coleta seletiva de Foz do Iguaçu tem um papel fundamental tanto para o meio ambiente quanto para a geração de renda. Em 2024, a iniciativa foi responsável por desviar 3.817,5 toneladas de materiais recicláveis do aterro sanitário.
Além disso, o programa garante o sustento de mais de 160 catadores que atuam nas 9 UVRs do município, onde os materiais são triados e preparados para a comercialização.