A vitória na final da Libertadores no último sábado (29) não apenas levou o Flamengo ao topo entre os clubes brasileiros com mais títulos da competição, agora somando quatro conquistas, como também abriu caminho para duas disputas internacionais de peso.
Com o tetracampeonato, o Rubro-Negro assegurou vaga na Copa Intercontinental deste ano e no Mundial de Clubes de 2029, ambos sob organização da Federação Internacional de Futebol (Fifa).
Novo formato e caminho até a decisão
A Copa Intercontinental ocupa o espaço antes destinado ao antigo Mundial de Clubes. Agora, seis campeões continentais entram na disputa.
A edição atual começou em setembro, com o Pyramids, do Egito, derrotando o Auckland City, da Nova Zelândia, e depois superando o Al Ahli, da Arábia Saudita, para conquistar a Copa África-Ásia-Oceania.
O avanço coloca os egípcios na Copa Challenger, etapa final antes da disputa do título. É justamente nessa fase que o Flamengo entra: enfrentará o Cruz Azul, do México, no Dérbi das Américas.
A partida ocorre no dia 10 de dezembro, às 14h, em Doha, três dias após a última rodada do Campeonato Brasileiro.
Quem vencer segue para enfrentar o Pyramids em 13 de dezembro, também no Catar. O ganhador dessa partida disputará a final da Copa Intercontinental com o Paris Saint-Germain, campeão europeu, no dia 17 de dezembro.
Flamengo garantido no Mundial de Clubes de 2029
A classificação do Flamengo ao Mundial de 2029 ocorre por conta do novo sistema de vagas da Fifa.
A América do Sul terá seis representantes, sendo quatro destinados aos campeões da Libertadores entre 2025 e 2028. Assim, o título rubro-negro já assegura presença na competição, cuja sede ainda será definida.
O clube participou da edição deste ano nos Estados Unidos e chegou às oitavas de final, quando foi eliminado pelo Bayern de Munique.
Também já têm vaga garantida para 2029 equipes como Al-Ahli, Cruz Azul, Pyramids e PSG.

















