O vereador Evandro Ferreira protocolou um requerimento na Câmara Municipal solicitando informações detalhadas ao prefeito Joaquim Silva e Luna sobre cancelamentos recorrentes de procedimentos cirúrgicos sem aviso prévio no Centro Integrado em Saúde (CIS).
O documento foi motivado por diversas denúncias recebidas no gabinete do parlamentar.
Relatos e transtornos
Na justificativa do requerimento, o vereador relata que os pacientes afetados são, em sua maioria, idosos, com comorbidades e residentes em localidades distantes.
Segundo as denúncias, eles se deslocam até a unidade de saúde, muitas vezes durante a madrugada, apenas para descobrir no local que o procedimento foi desmarcado.
O documento aponta que a situação causa transtornos como o deslocamento desnecessário, a interrupção de preparos médicos pré-cirúrgicos e o possível agravamento da condição de saúde do paciente devido ao adiamento.
Questionamentos à gestão
No Requerimento n° 603/2025, o vereador questiona a prefeitura sobre a razão principal para as desmarcações, perguntando se há falta de insumos, de equipe médica ou problemas estruturais.
O documento também pede para saber a frequência dos cancelamentos nos últimos três meses e porque os pacientes não são comunicados com antecedência.
Por fim, o parlamentar cobra informações sobre quais medidas corretivas estão sendo implementadas para evitar que o problema continue ocorrendo.