Representantes da Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu e do trade turístico local se reuniram nesta quarta-feira (15) para planejar a participação em eventos e feiras no primeiro semestre de 2025, com foco na promoção do Destino Iguaçu. O encontro contou com a presença do secretário de Turismo, Jin Petrycoski, da diretora de Marketing da pasta, Adriane Bordin, e 42 membros do setor, incluindo meios de hospedagem, agências de turismo receptivo e organizadores de eventos.
Em 2024, a Secretaria participou de 77 eventos, sendo 29 internacionais e 48 nacionais, promovendo a cidade e o turismo local. Para 2025, o calendário inicia com a Feira Internacional de Turismo (FITUR), que acontecerá em Madri, Espanha, de 22 a 26 de janeiro, reunindo 156 países, 150 mil profissionais e 100 mil visitantes, segundo o Panrotas.
De acordo com o secretário Jin, a meta é qualificar ainda mais as ações promocionais. “A participação em feiras é importante para a cidade, mas em 2025 queremos que nosso trabalho seja mais qualificado e efetivo, trazendo melhores resultados, como o aumento de visitantes e mais players vendedores de Foz. A reunião foi valiosa, porque pudemos debater com o setor privado, que também é impactado nesse trabalho conjunto, a relevância de cada feira em que pretendemos participar no primeiro semestre e contribuir para uma melhor promoção do Destino”, afirma.
Além da participação em eventos, a Secretaria planeja desenvolver novas campanhas de marketing digital, treinamentos para a equipe e materiais gráficos atualizados para divulgação. A parceria com o setor privado, destacada como essencial, busca fortalecer o impacto dessas ações no aumento do fluxo turístico e na geração de negócios.
Para Cintia Portinho, gerente comercial do JL Hotel by Bourbon, as feiras são fundamentais para criar oportunidades comerciais. “É muito importante saber quais são as previsões e as participações dos eventos do ano que se segue. Participo das feiras junto com a Secretaria de Turismo há três anos. É sempre bem relevante, porque conseguimos contatos, fazemos negociações e criamos, no pós-feira, uma relação com o cliente, o que acaba retornando em mais vendas”, destaca.
Já Wesner Ferreira, coordenador comercial e marketing na Urbia Cataratas, reforça a relevância das ações conjuntas entre o setor público e privado. “A gente participa das feiras presencialmente, ou mandando material e brindes. E, depois, profissionais de turismo sempre entram em contato dizendo terem conhecido o Destino em alguma feira ou evento, tanto no Brasil quanto fora, o que faz com que a gente estreite mais relações constantemente com novos profissionais”, pontua.
A iniciativa destaca o compromisso de Foz do Iguaçu em posicionar-se como um destino turístico de destaque internacional, unindo esforços para garantir melhores resultados e maior visibilidade.