Em 25 de fevereiro de 2025, a vereadora Professora Marcia Bachixte apresentou o Requerimento nº 109/2025 à Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, solicitando informações ao prefeito Joaquim Silva e Luna sobre a continuidade do Programa de Ensino Bilíngue, que inclui espanhol e inglês na rede municipal, conforme estabelecido pela Lei nº 5.215/2023.
A justificativa apontou a ausência de divulgação e a pressão de munícipes por esclarecimentos.
Resposta do Executivo
Em resposta, via Ofício nº 3175/25, datado de 21 de março de 2025, a Prefeitura informou, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SMED), que atualmente 55 turmas recebem aulas de inglês e 52 turmas de espanhol em 22 escolas, sendo 8 com ambas as línguas.
As aulas de espanhol ocorrem do infantil 5 ao 3º ano em escolas integrais, enquanto o inglês é oferecido do 4º ao 5º ano nas mesmas escolas e turmas integrais.
Contudo, a SMED destacou que a implementação plena de um ensino bilíngue, trilíngue ou plurilíngue enfrenta obstáculos significativos.
Motivos da Estagnação
O Executivo apontou a falta de infraestrutura escolar adequada e a insuficiência na formação do quadro de professores como barreiras principais.
A SMED reconheceu que, embora a exposição precoce a línguas seja benéfica para o desenvolvimento cognitivo e cultural dos alunos, a complexidade da implementação exige equipamentos e treinamento que a rede municipal ainda não possui.
Esse desafio vai além da introdução das línguas no currículo, exigindo investimentos que não foram detalhados como prioritários no momento.
Implicações
A resposta reflete a intenção de cumprir a Lei nº 5.215/2023, mas indica que os próximos passos dependerão de melhorias estruturais e capacitação, sem data prevista.
O Diário das Águas continuará acompanhando as discussões sobre a expansão do ensino bilíngue em Foz do Iguaçu.