A Itaipu Binacional, por meio dos programas Itaipu Mais que Energia, Ecomuseu em Ação e Linha Ecológica, promove neste domingo (19), no Gramadão da Vila A, em Foz do Iguaçu, a “Tarde da Família”.
O evento gratuito celebra os 38 anos do Ecomuseu de Itaipu e os 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), integrando ações de saúde, cultura e educação ambiental.
Atividades para toda a comunidade
A partir das 15h, o público poderá participar de uma série de oficinas e atividades lúdicas, como o Caminhão da Expedição do Conhecimento, que fará a distribuição de mudas, além de oficinas de pipa, pintura facial, bolha de sabão e pintura livre.
“Contratamos a Trupe Luz da Lua para trazer oficinas que encantam crianças e adultos com uma oficina de circo”, explicou Michelly dos Reis Laurindo, da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu.
Às 19h, será apresentado o espetáculo “Juliana e Romão – um caso de separação”, do grupo Espaço Sou Arte, que aborda de forma divertida e educativa a importância da reciclagem.
Segundo Emanuela Regina dos Santos, gestora do convênio Linha Ecológica, o objetivo é sensibilizar o público sobre a coleta seletiva e valorizar o papel dos catadores. “A peça une circo, dança e música para despertar a consciência ambiental de forma leve e envolvente”, afirmou.
As ações de saúde ficarão sob responsabilidade da equipe do Hospital Itamed, fundação vinculada à Itaipu, com aferição de sinais vitais, testes de glicemia, sessões de alongamento com fisioterapeutas e uma atividade interativa sobre higienização das mãos.
O Ministério da Saúde também participará, com a distribuição de cartilhas educativas e informações sobre vacinação. O personagem Zé Gotinha, símbolo das campanhas de imunização no Brasil, marcará presença durante o evento e visitará a usina de Itaipu na segunda-feira (20).
Programação
15h – Início das atividades
- Caminhão da Expedição do Conhecimento
- Distribuição de mudas
- Oficina de circo
- Oficina de pipa
- Pintura facial
- Bolha de sabão
- Pintura livre
19h – Espetáculo teatral
“Juliana e Romão – um caso de separação” – Grupo Espaço Sou Arte.
















